«

»

TAUBATÉ EM RITMO DE NOTÍCIAS

Carnês do IPTU de 2019 começam a ser entregues
Contribuintes de Taubaté começam a receber em suas residências via Correios os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019.
 Para este ano, foram emitidos cerca de 120 mil carnês do imposto e a previsão de arrecadação é de R$ 98 milhões. A correção é de 4%, conforme variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de novembro de 2017 a outubro de 2018.
O pagamento pode ser feito nas agências da Caixa Econômica e lotéricas, Santander, Bradesco e Itaú, além das Casas Bahia e Semar.
O contribuinte terá a opção de quitar o carnê já no primeiro vencimento (19, 20 e 21 de fevereiro) com 10% de desconto. O pagamento em cota única na data do segundo vencimento (19, 20 e 21 de março) implica em  um abatimento de 5% do valor do imposto. Também há a opção do parcelamento em 10 vezes.
Quem não receber o carnê até o período mais próximo do vencimento tem a opção de  imprimir os boletos pela internet.
Além do IPTU, a Secretaria de Finanças também vai disponibilizar no portal da prefeitura outros tributos, taxas e contribuições, a exemplo do ISS (Imposto Sobre Serviços). Este serviço pode ser acessado por meio da página da prefeitura http://www.taubate.sp.gov.br/. O internauta pode clicar no ícone serviços on line, que fica à direita dentro do “aceso rápido” e acessar a aba impostos, certidões e formulários (2ª Via de IPTU).  Outra opção é acessar diretamente o link
Para emissão, é necessário ter em mãos o número da inscrição mobiliária e imobiliária. Este procedimento também é válido para o pagamento à vista do IPTU de exercícios anteriores na opção “dívida-boleto à vista”.
Estas opções visam oferecer maior conforto ao contribuinte para poder programar seus compromissos financeiros.
Em caso de dúvidas ou negociação de débitos, a orientação é de que o munícipe compareça à Divisão de Controle de Arrecadação, na sede da Prefeitura que fica à Avenida Tiradentes, nº 520, Centro ou telefone para  3625-5147, 3625-5143 e 3625-5051.
A partir de 12 de fevereiro a secretaria também vai manter um posto de atendimento na praça Monsenhor Silva Barros (Praça da Eletro). O telefone do posto é o 3629-2554.
Importante também que o contribuinte mantenha atualizado seus dados cadastrais junto à Administração Municipal.
———————————–
Escolas municipais de Taubaté recebem Educação Bilíngue – Português/Libras
A Secretaria de Educação de Taubaté vai implementar este ano o Programa de Educação Bilíngue (Português/Libras) para alunos surdos. As classes serão na EMEF Anna dos Reis Signorini, no Ensino Fundamental, e na EMEI Tenente PM. Alexandre Gandhi de Souza Lacerda, na Educação Infantil.
Nas aulas, os alunos contarão com o apoio de um intérprete de Libras na sala de aula regular. Já no contraturno, os alunos surdos terão aulas de Libras, atendimento em Sala de Recursos, atendimento fonoaudiológico, e os alunos que precisarem ainda terão acompanhamento psicológico.
Ao longo do ano, serão realizadas formações para a equipe gestora, os professores e os funcionários das escolas envolvidas, além de aulas de Libras no contraturno escolar para os alunos matriculados no período Integral.
Segundo o IBGE, existem 9,7 milhões de brasileiros surdos ou com alguma deficiência auditiva no Brasil. A linguagem de Libras foi oficialmente reconhecida como uma língua brasileira em 2002, na Lei nº 10.436, de 24 de abril.
——————————-
Prefeitura de Taubaté cadastra ambulantes para o Carnaval
O Departamento de Fiscalização de Posturas de Taubaté realiza até o dia 14 de fevereiro o cadastramento dos interessados em atuar como ambulante nas festividades de Carnaval, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.
Serão emitidas 100 autorizações, feitas em duas etapas de credenciamento. A primeira etapa, até 8 de fevereiro, é para os ambulantes que já possuem a licença ativa no município e seus auxiliares, que devem apresentar a cópia da licença, CPF, RG e uma foto 3×4. O auxiliar deve apresentar também comprovante de residência.
Caso as vagas não sejam completamente preenchidas, o segundo período será aberto para outros interessados, de 12 a 14 de fevereiro. É necessária apresentação de cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4. A data limite para retirada das autorizações é no dia 15 de fevereiro, sexta-feira.
Nos dias dos eventos não será fornecida energia elétrica para uso dos comerciantes. Botijões de gás e cilindros serão inspecionados pela Defesa Civil, conforme normas do Corpo de Bombeiros.
O ambulante credenciado poderá atuar nas matinês, no desfile do Vai Quem Quer, na Escolha da Corte de Momo e no Carnaval na Avenida do Povo e adjacências.
————————————
Taubaté fecha 2018 com 110 casos de influenza e 15 mortes
Taubaté encerrou o ano de 2018 com alta de 15% no número de mortes e de 32,3% nos casos de influenza em relação a 2017.
De acordo com balanço da Vigilância Epidemiológica, foram registradas 15 mortes no ano passado, entre as quais 3 pelo vírus H1N1. Os registros são de 110 casos confirmados de influenza, entre os quais 47 do vírus H3N2, 31 do vírus H1N1 e 32 do vírus influenza B.
Os dados coletados pelo município são importantes para o monitoramento da influenza em nível mundial. Taubaté é a única Unidade Sentinela da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. A cidade foi escolhida pela Secretaria da Saúde de São Paulo para fazer a coleta de secreção de pessoas que vão procurar atendimento com sintomas que indicam suspeita de influenza.
Todos os anos é realizada a coleta de cerca de 260 pessoas, entre crianças e adultos. Essas secreções são analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, a procura de vírus gripais.
Todas as unidades sentinelas fazem essa coleta. O Estado envia para o Ministério da Saúde, que analisa os resultados e envia para a OMS (Organização Mundial da Saúde), que recebe dados de vários países nos dois hemisférios.
Com base nestas informações, a OMS verifica quais os vírus [tipos de influenza] que estão circulando e orientam a composição da vacina de gripe ano a ano.
Além disso, Taubaté dispõe do SVO (Serviço de Verificação de Óbitos), outra frente de investigação de casos. Cabe ao SVO investigar suspeitas de mortes provocadas por influenza e fazer a coleta do material.
Em 2018, Taubaté atingiu a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde, com 63.525 doses aplicadas. Isto representou uma cobertura de 97,69%.

Link permanente para este artigo: http://jornalviavale.com.br/?p=17798